A importância da Família e da Comunidade Cristã

16/03/2011 09:16

“Deus é amor e vive em comunidade”. Está é uma antiga e atual verdade destacada pelo Papa Bento XVI. Em nossos tempos crer em Deus que é amor é revolucionário em meio a realidades desumanizadoras. Ter fé em Deus amor denota assumir um modo de vida humanizador e santificador. Isso é estar conectado à dinâmica que criou e ordena o universo. Esta força dinamizadora chamamos de Deus Trindade.

Cremos que nosso Deus, por ser amor, rejeitou a solidão e por amor vive na comunhão trinitária. Nosso Deus constitui-se de três pessoas divinas unidas pelo amor. E como o amor gera a vida e a comunhão foi criado o universo. A obra prima de Deus Trindade é a Pessoa Humana. Cremos que ela é imagem do Criador, sobretudo pela sua consciência que possibilita retribuir ao amor do Criador. Desde modo a humanização e santificação acontece a medida que o ser humano vive o amor em família em comunidade. Santificar-se significa integrar-se e estabelecer a comunhão. Recusar o amor e a integração gera o isolamento, aniquilamento e a morte.

A família e a comunidade são espaços privilegiados de humanização da pessoa humana, e conseqüente santificação. A família sempre deveria começar e manter-se pelo amor. Amor conjugal que gera e educa a prole. Não há energia mais eficiente na educação que o amor dos pais pelos filhos e vise-versa. Dificilmente um filho esquece os valores que desenvolveu na educação amorosa que recebeu de seus pais. Sendo assim, a família pela vivência do amor, é a matriz de um mundo mais humano e fraterno.

O amor, por ser divino humaniza e a humanização santifica. A santificação aproxima de Deus. Quanto maior for o amor mais parecida é a família com o céu. Desde modo a humanização em família gera a santificação. À medida que o ser humano vive o amor vai se santificando. A vivência da comunhão animada pelo amor é o caminho para o céu. Por outro lado rejeitar o amor é desintegra-se da ordem universal. Quem recusa o amor se condena. A ausência do amor gera a morte. Então! Que as famílias sejam os viveiros de pessoas que aprenderam a amar; Que as familiais sejam experiências antecipadas do céu pela vivência do amor, em comunidade. E que as famílias formem boas e santas comunidades.

Parabéns a você que constitui a comunidade Nossa Senhora de Guadalupe do Bairro Santo Antonio. E se ainda não faz parte, esta convidado a participar.