Orientações Diocesanas sobre o Dízimo

17/03/2011 17:50

 

              Em nossa coluna do JORNAL DIOCESANO dos dois meses anteriores colocamos ao público os PRINCÍPIOS e as ORIENTAÇÕES sobre o dízimo a serem seguidas e implantadas na diocese.

            Este é, com certeza, um esforço conjunto em todas as Paróquias para chegarmos a uma prática sempre mais digna e respeitosa dos princípios e da espiritualidade do dízimo, segundo as práticas bíblicas. A experiência dos nossos cristãos católicos a respeito do dízimo precisa aproximar-se mais profundamente de práticas que tenham seu ponto de partida DO CORAÇÃO AGRADECIDO a Deus. Este é o objetivo da coordenação diocesana. Temos a clara impressão de que ainda não alcançamos este objetivo! Mas tudo está posto num caminho que nos leve quanto antes a esta prática bíblica.

            Nosso povo é largamente generoso e colaborador. Em cada Paróquia é necessário que o padre e a equipe de pastoral tenham uma prática que reforce e mostre também sua generosidade e contribuição. Quando as equipes e os Conselhos de Pastoral estão motivados para uma nova prática, já se tem dado o passo principal.

            É indispensável que as equipes paroquiais se convençam que é possível criar um clima mais positivo e otimista em relação à prática da colaboração do dízimo. Nosso Deus sempre foi e continua sendo generoso para conosco! Por isso, o dízimo tem seu sentido na espiritualidade cristã. Criar motivação religiosa e de fé para esta prática, há de fazer-nos um grande bem. É preciso SENTIR isso!

            Cada cristão na sua comunidade e na sua família procure conversar sobre isso! Não temos o costume de falar destas coisas. Mas seria muito bom introduzir uma conversa na sua família para perceber o que os filhos pensam sobre o dízimo. Para mudar alguma coisa, é preciso que se comece a falar dela.

            Nossas lideranças que acompanham o Jornal Diocesano, deixem-se desafiar! Façam uma experiência e conversem na sua família sobre o dízimo e sobre as motivações que  levam vocês a contribuir. Vão descobrir que pode ser introduzida uma prática diferentemente MOTIVADA para a colaboração do dízimo. Façam a experiência!

 

Pela coordenação da Pastoral do Dízimo

Pe. Alcido Kunzler